Endereço do Centro Espírita Garcia


Rua DOM SILVÉRIO 123



Bairro: Alto dos Passos



Cidade: Juiz de Fora-MG



TEL.:(32) 3213-1698




Reuniões Públicas

terça: 15:00h., quarta: 20:00h., quinta: 17:30h., sábado:19:00h., domingo 10:00h


G randioso é aquele que se
E ngaja no trabalho da caridade,
E nfrenta turbulências e faz
G erminar a paz!

Espíritas AMAI-VOS e INSTRUÍ-VOS ( eis o nosso ensinamento)

Espíritas AMAI-VOS e INSTRUÍ-VOS ( eis o  nosso ensinamento)
O estudo das Obras de ALLAN KARDEC é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bioética Espírita ( Uma abordagem filosófica)

Para podermos falar de Bioética espírita, precisamos antes entender o que é Ética e Bioética.

Etimologicamente, a palavra Ética origina-se do termo grego ethos, que significa modo de ser, caráter, hábitos. É um ramo ou disciplina da Filosofia. Ou, ainda, é o estudo do comportamento moral e da vida em sociedade.

Os filósofos da ética querem saber o que significa ser uma pessoa, e como se pode e se deve agir. Um ato ético é o que é certo de se fazer. É a filosofia do agir ou a ciência da moral. O campo da ética é uma área filosófica vital.

Bioética é a ética da vida.
A Bioética é um campo transdisciplinar entre Biologia,Medicina, Filosofia (ética) e Direito, que estuda as dimensões morais e sociais das técnicas resultantes do avanço do conhecimento nas ciências biológicas e médicas. Reflexão que faz uma ponte entre os conhecimentos científicos e os valores e princípios filosóficos.

A Bioética espírita (do ponto de vista filosófico) é essencialmente a reflexão sobre a vida e a morte não só do ser humano, mas de todo ser vivente, levando em conta, no seu bojo de análise e reflexão, categorias como “Espírito ou alma”,“imortalidade”, reencarnação”,“perispírito”,“mediunidade”, entre outras, aplicando essas reflexões às diversas situações da vida em sociedade e no trato com as diversas formas de vida (humana, animal e vegetal).

Para muitos autores, na área de filosofia, moral e ética seriam sinônimos; para outros, teriam significados distintos. E para a Bioética espírita?

Na análise conceitual a partir da Doutrina Espírita a posição é bem clara, definindo-se moral como “a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal.

Funda-se na observância da lei de Deus”(questão 629, de O Livro dos Espíritos).
Em suma,moral é a ação preceitual de se fazer o bem e não o mal.

Dessa forma, a conduta ética (ou moral) é a de bem agir em benefício de todos os seres viventes.

Saber discernir entre o bem e o mal, entre o que deve ou não realizar, para gerar, em sua estrutura espiritual íntima, hábitos salutares e dignos.

É o senso ético-moral.

Poderemos chamá-lo igualmente de ética prática espírita ou mesmo cristã, já que a moral espírita é a mesma moral do Cristianismo do Cristo.

Ou, na definição de Joanna de Ângelis:[...] nobilitante comportamento com que [o homem] se liberta das constrições primitivas e se põe em sintonia com as vibrações sutis da Espiritualidade, para onde ruma na condição de Espírito imortal que é. (Da obra, Estudos Espíritas, cap. 22.)

A nosso ver, o estudo e a abordagem da Bioética, espírita ou laica, está apenas se iniciando, desafiando os estudiosos, pesquisadores e mesmo interessados no seu aprendizado e difusão, para o desenvolvimento de suas teses e postulados e, como afirmamos no início desse artigo, a sua aplicabilidade às diversas situações da nossa existência, constituindo, dessa forma, imenso terreno investigativo no campo da moral e da ética prática.

Como já afirmava o filósofo Aristóteles: “A ética é para ser vivida” (em, Ética a Nicômaco). Ou como enfatiza o imperativo categóricodo filósofo Kant: “Age moralmente” (em, Fundamentação da metafísica dos costumes).

http://www.febnet.org.br/reformadoronline/pagina/?id=126
( João Luiz Romão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário