Um dos médiuns brasileiros que mais contribuiu com a divulgação da Doutrina Espírita no país, Chico Xavier, desencarnou há dez anos. A humildade e a caridade, algumas das principais qualidades de Chico, no entanto, nunca morrerão. O médium, conhecido por suas psicografias – deixou mais de 400 livros escritos com os ensinamentos de orientadores espirituais –, lançou uma semente que continua dando frutos até hoje. Para muitos, ela já havia germinado e, para outros, germinou com seus ensinamentos.
O Espiritismo do século XXI deve a esse grande espírito a orientação teórica contida em suas obras e a exemplificação prática do amor, fé, esperança e caridade que ele demonstrou ao longo da sua permanência na Terra. A história do Espiritismo no Brasil contada desde a época das 'mesas girantes' – período da codificação feita por Allan Kardec –, até os dias de hoje, quando o amor ao próximo é a principal mola propulsora da religião, que também é ciência e filosofia.
Além de fazermos a homenagem a este médium tão importante para a divulgação do Espiritismo no Brasil e no mundo. Como dizia Chico, “embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Chico é o Grande Consolador da Humanidade!

Chico Xavier desencarnou aos 92 anos, em sua casa em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Ele teve uma parada cardíaca, entre 19h30m e 20h. Milhares de pessoas se aglomeraram na casa do médium, que começou a sentir fortes dores no peito ainda pela manhã. O médium que há quatro anos antes deixou de realizar atendimentos por problemas de saúde já esperava a desencarnação, e dizia que gostaria de desencarnar no dia em que o povo brasileiro estivesse feliz. Seu pedido foi atendido. Desencarnou no dia em que o Brasil ganhou a Copa do Mundo. Merecimento por tantos anos de dedicação a causa espírita cristã. Pensou até o último instante na dor alheia e mostrou mais um ato de humildade. Não queria a atenção só para si. Um procedimento normal dele. Como estratégia para não se deixar contaminar pelo orgulho e por outras vaidades terrenas, costumava dizer: “Sou apenas um Cisco de Deus: Cisco Xavier”. Um cisco que fez a diferença para o Espiritismo e a todos que o admiram.Enfim, dia 30 de junho de 2012 completou 10 anos sem a presença física de Chico Xavier. Mas com a certeza que ele está vivo no plano espiritual e dentro de todos aqueles que aprenderam a amá-lo. E a melhor homenagem que podemos fazer a ele é divulgar e ler os livros psicografados por ele. Livros estes que complementam as obras básicas . "Espíritas, instruí-vos..."
Fontes para estudos:
GEEG, presta a singela Homenagem a esse exemplo de Médium, para todos nós trabalhadores Espíritas!